5 tendências para o mercado de trabalho em 2018

28 de Março de 2018

 

5 tendências para o mercado de trabalho em 2018

 

 

 

Quer saber o que vai acontecer no mercado de trabalho em 2018? Reunimos cinco tendências de recrutamento e emprego que irão impactar o comportamento dos profissionais que estão procurando emprego e das empresas no processo de atração e retenção de talentos em 2018.

As tendências foram reveladas por Dr. Andrew Chamberlain, economista chefe do Glassdoor, grupo do qual Love Mondays faz parte. 

Entre as principais mudanças, o estudo fala sobre o impacto de novas tecnologias como inteligência artificial, os setores com mais oportunidades de carreira e como o celular está mudando a forma das pessoas buscarem e se candidatarem às vagas de emprego. Apesar de ter sido feito nos Estados Unidos, o estudo mostra tendências que vão chegar ao mundo todo.

Veja a seguir as 5 principais tendências para o mercado de trabalho em 2018:

Inteligência artificial está mudando o futuro do trabalho
Inteligência artificial e automação irão influenciar mudanças em praticamente todas as áreas do mercado de trabalho. Mas, duas áreas especificamente serão impactadas em 2018: Recursos Humanos e Finanças. A inteligência artificial pode complementar as habilidades de pessoas nestas áreas, escalando funções já estabelecidas e que podem ser automatizadas.

Modernização de candidaturas às vagas de emprego via celular
A maioria das ferramentas para divulgação de vagas de emprego foi construída em uma era passada, dificultando a usabilidade de candidaturas via celular. Mesmo com um longo caminho pela frente, os aplicativos de vagas de emprego devem se desenvolver ainda mais em 2018.

Aumento de demanda para as áreas de saúde, tecnologia e trabalho manual
A criação de cargos em 2018 será direcionada não apenas por inovações na área de tecnologia, que continuará a aumentar em indústrias não-tecnológicas, mas em importantes mudanças demográficas, como o envelhecimento da população. Muitos empregos tradicionais como garçonete e motorista que não podem ser facilmente automatizados a curto prazo continuarão a ser uma fonte básica de empregos.

Aumento de transparência em processos seletivos
Assim como a transparência em ambientes de trabalho aumentou nos últimos anos, em 2018, as pessoas que estão a procura de vagas de emprego podem esperar mais visibilidade tanto na candidatura como no acompanhamento de processos seletivos.

Mais incentivo nas aspirações pessoais
Cada vez mais, as empresas estão criando formas de incentivar as aspirações pessoais dos funcionários além da trajetória vertical convencional dentro da companhia. Com o estabelecimento de critérios claros de movimentações laterais, as empresas podem reduzir a rotatividade, além de fazer um melhor trabalho em combinar talentos e oportunidades de forma mais produtiva.